Vantagens de criar um site para o seu negócio: Saiba qual a importância de uma página web para ter sucesso em sua empresa, aumentar o número de clientes e conquistar uma posição de destaque no mercado.
Atualmente, antes de comprar produtos ou contratar qualquer serviço, a maioria das pessoas realiza uma busca online na internet com objetivo de: conferir os preços, endereço das lojas, pesquisar serviços próximos a sua residência, verificar a reputação da marca, encontrar empresas confiáveis, comprar sem ter que sair de casa, comprar refeições, reservar horários em restaurantes, entre outros.
Portanto, mesmo que o seu negócio seja de pequeno ou médio porte é importante criar um site.
Vantagens de criar um site para o seu negócio
Você pode contratar um desenvolvedor de sites para empresas, para criar um site através de uma agência digital de criação de sites, ou criar um site em plataformas online gratuitas.
No entanto, contratar um profissional sempre será a melhor opção para usufruir de um site completamente adequado ao seu negócio e com toda otimização necessária, principalmente, quando se trata de vendas online.
1. Os sites parecem profissionais e confiáveis
Você precisa de um site de negócios para que as pessoas confiem em sua marca. Ter um site profissional projetado com cuidado e cheio de conteúdo interessante ajudará bastante a provar sua credibilidade como uma pequena empresa.
Claro, se o seu site estiver cheio de pop-ups, banners e links questionáveis, os clientes em potencial serão rejeitados em um instante. Portanto, ao criar um site para o seu negócio, você deve ter em mente:
- Obtenha um nome de domínio personalizado e uma extensão de domínio confiável para mostrar que você investiu em uma marca comercial significativa.
- Passe algum tempo projetando seu site, pois será fundamental para a credibilidade do seu negócio. Pague extra para se livrar dos anúncios.
- Verifique a gramática e a ortografia do material do seu site – mesmo o menor erro de digitação pode afastar clientes em potencial.
2. Os clientes esperam que todas as empresas tenham um site
Além de dar credibilidade ao seu negócio e ser uma vantagem profissional, criar um site pode provar aos potenciais clientes que o seu negócio realmente existe.
Pode parecer óbvio, mas os clientes geralmente esperam que as empresas forneçam as informações mais atualizadas sobre si mesmas. Veja por que um site é a melhor solução:
- Uma página de contato dedicada ajudará os clientes em potencial a se conectarem à sua empresa usando um e-mail ou número de telefone comercial, além de poder compartilhar a localização do seu escritório.
- Você pode combinar seus identificadores de mídia social com seu nome de domínio para garantir que os usuários experientes digitais de hoje possam encontrá-lo em qualquer canal.
- Um site é o melhor lugar para contar a história da sua pequena empresa e atrair clientes fiéis – você estará no controle da narrativa.
3. Os sites são acessíveis e fáceis de construir
Hoje em dia, você não precisa ser experiente em tecnologia para obter uma presença na web e criar um site. Usar um construtor de sites é fácil, acessível e produz resultados profissionais.
Você pode usar construtores de sites se precisar de um site simples para pequenas empresas ou uma loja online.
4. Você pode atrair novos clientes
Não há nada de errado em ter um negócio local próspero que atende a comunidade local. Mas você pode ter ainda mais clientes prontos para gastar dinheiro com você – porque perdê-lo?
Criar um site torna mais fácil para novos clientes se depararem com sua pequena empresa organicamente como parte de uma pesquisa no Google, ou mesmo intencionalmente por meio de uma referência.
Melhorar as páginas do site usando a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) para atrair clientes é uma abordagem muito mais sustentável do que confiar em algoritmos de mídia social. Aqui está o que fazer:
- Faça uma pesquisa de palavras-chave para enriquecer o conteúdo escrito do seu site com palavras-chave de cauda longa. Isso ajudará as páginas do seu site a ter uma classificação mais alta nas pesquisas do Google.
- Crie conteúdo como páginas de blog, guias de instruções e descrições de produtos para que seu site fique super visível quando os consumidores pesquisarem usando determinadas palavras-chave.
- Use análises avançadas para coletar dados e melhorar sua saída de SEO. Descubra quais integrações sua empresa deve adicionar ao site.
5. Você pode segmentar os clientes estrategicamente
Falando em análise, vamos explorar esse aspecto do seu site com mais detalhes. Afinal, se você precisa criar um site para alguma coisa, é para ajudá-lo a entender seus clientes.
Como proprietário de uma pequena empresa, você já terá se esforçado muito para encontrar seu mercado-alvo e estruturar suas metas de negócios em torno de potenciais compradores.
Mas como você sabe quais das páginas do seu site são as mais bem-sucedidas? Quantos de seus clientes existentes revisitam o site? O Analytics pode dizer coisas como:
- A taxa de rejeição, que mede a rapidez com que os visitantes do site saem de uma página. Ele pode ajudá-lo a descobrir qual conteúdo é mais ou menos atraente.
- O número de visitantes únicos do seu site, ou seja, pessoas que visualizaram seu site apenas uma vez.
- As impressões (ou visualizações de página) que cada página do site obtém. Isso é especialmente útil para saber se você está rastreando compras no varejo.
6. É mais fácil mostrar seus produtos e serviços
Sua empresa precisa criar um site para compartilhar informações precisas e inspiradoras sobre o que a empresa vende.
Claro, você pode fazer isso até certo ponto em sua página do Facebook, mas com um site, sua pequena empresa não precisa se adequar ao layout rígido das plataformas de mídia social.
Em vez disso, você pode usar o design exclusivo do seu site para mostrar seus produtos ou serviços exatamente como achar melhor. Aqui está o que você pode fazer:
- Use imagens de alta qualidade e recursos inteligentes, como apresentações ou folhetos digitais, para vender produtos e serviços de maneira ambiciosa.
- Crie pequenos tutoriais em vídeo ou tours para fazer com que os clientes em potencial se sintam conectados à sua marca, algo essencial nesta era digital.
- Compartilhe informações da empresa que o diferenciam da multidão, como credenciais de sustentabilidade, menus de alérgenos ou detalhes sobre seus locais físicos.